Aulas de Física        Sistema Didático

Home         Eletromagnetismo         Mecânica         Ondulatória         Óptica         Termologia         Biografias         Contato         Apêndice

Eletromagnetismo

Eletrostática          Eletrodinâmica          Eletromagnetismo

Eletromagnetismo

Consiste numa das mais importantes interações que ocorrem na natureza, pois, a maior parte das forças que atuam em escala macroscópica é de origem eletromagnética.

Por motivos pedagógicos, para facilitar o entendimento dos fenômenos estudados, o eletromagnetismo é subdividido em  Magnetismo e Eletricidade sendo esta última subdividida em Eletrostática e eletrodinâmica.

No início dos estudos da ciência, Magnetismo e Eletricidade eram assuntos distintos, porém, hoje sabemos que estão interligados, pois, a variação do Campo Elétrico produz um Campo Magnético e igualmente a variação do Fluxo Magnético produz um Campo Elétrico.

Magnetismo

É a subdivisão da Física que estuda os Campos Magnéticos, sejam eles gerados por ímãs permanentes ("ímã de geladeira"), pela Terra ou por correntes elétricas.

Desde a Grécia Antiga já eram conhecidas as propriedades de um determinado minério de ferro encontrado na região da Magnésia, que hoje é conhecido como magnetita, sendo sua fórmula: Fe3 O4.

A história mostra que os chineses, já em 1100 a.C., utilizavam pedaços de magnetita na forma de losangos, que se alinhavam com os polos geográficos da Terra (Norte e Sul). Tais engenhocas utilizadas pelos chineses, conhecemos hoje pelo nome de Bússola.

Eletrostática

Como o próprio nome já diz, a Eletrostática estuda as interações entre cargas elétricas em repouso, em relação a um determinado referencial.

Para explicarmos como um ímã atrai um prego sem estar em contato com o mesmo, dizemos que "o ímã produz um campo magnético em seu entorno" e sua interação com o prego produz a força de atração.

Dentro do mesmo conceito, dizemos que uma carga elétrica puntiforme (sem dimensão) produz em seu entorno um campo elétrico que interage com outras cargas elétricas puntiformes, produzindo entre as mesmas, forças de atração ou repulsão.

Eletrodinâmica

O estudo da Eletrodinâmica é de suma importância para nosso dia-a-dia, pois, o movimento das cargas elétricas produz o que conhecemos na prática como "Energia Elétrica" e sem dúvida nenhuma,  não conseguimos viver sem ela.

Ou seja, estamos utilizando a "Eletrodinâmica" toda vez que acendemos uma lâmpada, ligarmos um chuveiro, assistimos televisão, carregamos nosso celular, etc.

Estudaremos, entre outros, os conceitos de Potência, Voltagem (Tensão) e Amperagem (Corrente Elétrica).