Aulas de Física        Sistema Didático
                                                                                                                                                            

Home         Eletromagnetismo         Mecânica         Ondulatória         Óptica         Termologia         Biografias         Contato         Apêndice

Mecânica

  Cinemática          Dinâmica          Estática          Hidrostática          Hidrodinâmica          Gravitação Universal

Mecânica

Estuda todos os Fenômenos ligados aos movimentos de corpos, sendo sem dúvida nenhuma, a parte da Física mais conhecida e também, principalmente devido ao estudo da Astronomia, uma das mais antigas.

Geralmente inicia-se o estudo da Mecânica através de uma de suas subdivisões denominada Cinemática e na sequência vem a Dinâmica, a Estática, a Hidrostática e a Hidrodinâmica.​​

Conforme citado acima, a Astronomia faz parte da Mecânica e será estudada em partes através da Gavitação Universal.





Cinemática

Quando estuamos um movimento, por exemplo, o de um carro se deslocando em uma rodovia, nem sempre estamos interessados em saber os motivos que o causaram, ou seja, se o movimento do carro é produzido pelo seu motor, uma descida ou mesmo se ele esta sendo empurrado ou guinchado.


Podemos estar apenas interessados em sua velocidade, aceleração, de onde ele veio e para onde vai, etc. No caso descrito acima, o movimento é estudado através da subdivisão da Mecânica denominada Cinemática.


"Podemos definir Cinemática como sendo a subdivisão da Mecânica que descreve os movimentos independentemente de suas causas."

Dinâmica

Em Dinâmica são definidos os conceitos de força e massa através dos quais conseguimos calcular a aceleração que age sobre um corpo e, por consequência, podemos estudar o movimento do mesmo.

Quando consideramos que a massa do corpo está concentrada em um único ponto, após calcularmos a aceleração do mesmo, o estudo do movimento é feito através das equações utilizadas no estudo da Cinemática.

“Podemos definir Dinâmica como sendo a subdivisão da Mecânica que descreve os movimentos e suas causas.”




Estática

A Estática, como o próprio nome diz, é a subdivisão da Mecânica que estuda o equilíbrio dos corpos, que dependendo do referencial, podem estar ou não em movimento.

Quando estudamos o equilíbrio dos corpos que compõem um sistema, sem nos preocuparmos com as dimensões dos mesmos, o nosso estudo se restringe ao equilíbrio da forças que atuam sobre os mesmos (equilíbrio de translação).

Porém, quando consideramos as dimensões dos corpos que compõem um sistema, além de estudar o equilíbrio das forças que atuam sobre os mesmos, devemos também estudar o equilíbrio dos momentos dessas forças (equilíbrio de rotação), para com isso garantirmos que o sistema esteja realmente em equilíbrio.​

Hidrostática e Hidrodinâmica

A Hidrostática é a subdivisão da Mecânica que estuda os fluídos em equilíbrio estático, lembrando que o termo fluído pode se referir tanto aos estados líquidos quanto aos estados gasosos.

No estudo da hidrostática, é comum haver um interesse especial na pressão exercida sobre líquidos e, consequentemente, sua relação com as forças produzidas pela mesma.

Quando forças externas agem sobre os fluídos que compõem um sistema, pode haver uma quebra do equilíbrio do mesmo, produzindo um movimento desses fluídos, cujo estudo passa a ser denominado de Hidrodinâmica.​

Tanto a Hidrotática quanto a Hidrodinâmica são subdivisões da Mecânica dos Fluídos.




Gravitação Universal

A Gravitação Universal é a subdivisão da Física, a nível de ensino médio, que estuda a interação entre corpos celestes segundo a Mecânica Newtoniana.

Os movimentos dos planetas obdecem as Leis de Kepler sendo suas interações regidas pela Lei da Gravitação Universal de Newton.

No estudo da Gravitação Universal é visto que as interações entre a Terra os corpos atraídos pela mesma (Força Peso), são apenas casos particulares da força gravitacional de Newton.