Aulas de Física        Sistema Didático
                                                                                                                                                            

Home         Eletromagnetismo         Mecânica         Ondulatória         Óptica         Termologia         Biografias         Contato         Apêndice

Óptica Geométrica

  Fundamentos

Óptica Geométrica

É a subdivisão da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz, seja ela visível ou não.

Quando vemos algum objeto, estamos recebendo deste uma quantidade de luz, que pode ser de uma fonte primária, que emite a própria luz, por exemplo, uma lâmpada acesa, ou de uma fonte secundária, que reflete a luz emitida por outra fonte, por exemplo, uma lâmpada apagada.

O nosso estudo estará focado na Óptica Geométrica, que como o próprio nome diz, estuda a geometria relacionada com a propagação dos raios de luz.





Espelhos

Os Espelhos são objetos que contém superfícies lisas o suficiente para conseguirem refletir a luz que incide sobre os mesmos, podendo ser estas superfícies planas ou esféricas, como mostra a figura ao lado.

Vamos ver que os Espelhos Planos produzem imagens virtuais, direitas e com o mesmo tamanho do objeto, enquanto que os Espelhos Esféricos variam, em relação ao objeto:
  • Espelhos Convexos: produzem imagens virtuais, invertidas e menores, por exemplo, as "bolinhas de natal".
  • Espelhos Côncavos: as características da imagem dependem do posicionamento do objeto em relação ao mesmo.

Lentes

Diferentemente dos espelhos, as Lentes não refletem os raios de luz e sim deixam os mesmos passarem pelas mesmas, ocorrendo, no entanto, um desvio em relação a sua trajetória inicial.

De acordo com as características da Lente e posicionamento do objeto em relação à mesma, as características da imagem, em relação ao objeto, variam podendo ser:
  • Real ou virtual;
  • Direita ou invertida;
  • Maior, menor ou de mesmo tamanho.