Aulas de Física        Sistema Didático
                                                                                                                                                            

Home         Eletromagnetismo         Mecânica         Ondulatória         Óptica         Termologia         Biografias         Contato         Apêndice

Termologia

  Termometria          Termodinâmica

Termologia

A Termologia (termo = calor + logia = estudo) é a subdivisão da Física que estuda a Energia Térmica (Calor) e seus fenômenos.

Pedagogicamente, para facilitar o entendimento dos conceitos, a Termologia será subdividida em Termometria e Termodinâmica.

Dentro da Termometria serão vistos os conceitos de Escalas Termométricas, Dilatação de Sólidos e Líquidos, Mudanças de Estado e Transmissão do Calor.

Quanto a Termodinâmica, podemos destacar o Estudo dos Gases. 




Termometria

De acordo com o próprio significado da palavra Termometria (Medida do Calor), serão estudados os efeitos macroscópicos do aquecimento ou resfriamento de um corpo sólido ou líquido, sendo medida sua dilatação ou contração.

Para medir macroscopicamente o aquecimento ou resfriamento de um corpo serão estudadas as Escalas Termométricas, que são utilizadas nos Termômetros.

Serão estudados ainda os estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso) e suas transformações, finalizando com o estudo das formas de propagação do calor, entendendo quais são as condições para que cada uma possa ocorrer.

Termodinâmica

A termodinâmica  é a subdivisão da  Termologia que estuda,  macroscopicamente,  os efeitos e suas causas quando ocorrem mudanças na temperaturavolume e pressão de um sistema isolado.

Historicamente, o estudo da termodinâmica evoluiu devido a necessidade de melhorar a eficiência das primeiras máquinas a vapor.

A foto ao lado mostra uma "Maria Fumaça" que foi muito importante no transporte de cargas e pessoas, tendo início no começo do século XIX, lembrando que o seu "motor" nada mais é do que uma máquina a vapor.